GÊNESE DO PROJETO
O
Projeto Professor Diretor de Turma teve sua origem, aqui no Brasil,
por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE – Seção do Ceará, no ano
de 2007, quando foi apresentada a experiência das escolas públicas
portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores educacionais dos
municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um projeto
piloto em três escolas.
No
início de 2008, através da ANPAE-Seção Ceará (Associação
Nacional de Política e Administração da Educação), o projeto foi
apresentado à secretaria da educação do Estado. Convencida da
importância deste, a SEDUC inicia sua implantação no 2º semestre
de 2008, através de uma experiência piloto, nas 25 escolas
estaduais de educação profissional que possuem uma jornada escolar
de tempo integral. Em 2009, continua somente nas escolas
profissionais que se ampliam neste ano para 81 unidades.
Considerando o acúmulo
de conhecimento e a vivência oportunizada pela experiência piloto,
em janeiro de 2010, a SEDUC promove a expansão do projeto. Nesta
perspectiva, por processo de adesão, é garantida a oportunidade de
implantação em todas as escolas de ensino regular da rede estadual,
nas turmas de 1º ano do ensino médio e no 9º ano do ensino
fundamental nas escolas que não possuem ensino médio.
No
1º semestre de 2010, nas 527 escolas de ensino regular do estado,
444 aderiram ao projeto. Somando-se estas às 59 escolas estaduais de
educação profissional de 2010, tem-se um total de 503 escolas que
já contam com o Projeto Professor de Turma.
Ressalte-se
que, para a implantação do projeto na rede estadual de ensino, tem
sido de grande importância a colaboração da ANPAE-Seção Ceará
e, através desta, da profª Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite,
uma portuguesa com larga experiência e conhecimento do projeto.
Em
2011 o Projeto teve sua abrangência estendida para: _ escolas, _
Coordenadores Regionais, ___ Turmas, ___ Professores Diretores de
Turmas e _ alunos.
E
você, caro PDT, foi parte importantíssima neste processo.
Obrigada
pelo trabalho e parabéns pelo êxito obtido.
Objetivos: O Projeto tem como principais objetivos: Favorecer
a articulação entre os professores,
alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho
cooperativo, especificamente,
entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos
de trabalho; Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua
permanência na escola e
elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
Modo
de execução: É um projeto de execução simples, em que um
professor que ministre qualquer disciplina na turma, assume o compromisso de
responsabilizar-se pelos alunos.
Este professor é denominado Professor Diretor de Turma. A
metodologia de execução
do Projeto favorece ao Professor Diretor de Turma desenvolver uma
articulação que
permite-lhe chegar a um conhecimento pormenorizado de cada um dos
alunos da turma,
fornecendo os elementos de que precisa para melhor orientá-lo em
suas necessidades
específicas. Possibilita-lhe, também, atuar como mediador entre os
alunos, os demais
professores da turma, os pais ou responsáveis e o núcleo gestor da
escola, no intuito
de minimizar conflitos e imprevistos comuns à dinâmica escolar.
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