quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Gênese do Projeto



GÊNESE DO PROJETO



O Projeto Professor Diretor de Turma teve sua origem, aqui no Brasil, por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE – Seção do Ceará, no ano de 2007, quando foi apresentada a experiência das escolas públicas portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores educacionais dos municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um projeto piloto em três escolas.
No início de 2008, através da ANPAE-Seção Ceará (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), o projeto foi apresentado à secretaria da educação do Estado. Convencida da importância deste, a SEDUC inicia sua implantação no 2º semestre de 2008, através de uma experiência piloto, nas 25 escolas estaduais de educação profissional que possuem uma jornada escolar de tempo integral. Em 2009, continua somente nas escolas profissionais que se ampliam neste ano para 81 unidades.
Considerando o acúmulo de conhecimento e a vivência oportunizada pela experiência piloto, em janeiro de 2010, a SEDUC promove a expansão do projeto. Nesta perspectiva, por processo de adesão, é garantida a oportunidade de implantação em todas as escolas de ensino regular da rede estadual, nas turmas de 1º ano do ensino médio e no 9º ano do ensino fundamental nas escolas que não possuem ensino médio.
No 1º semestre de 2010, nas 527 escolas de ensino regular do estado, 444 aderiram ao projeto. Somando-se estas às 59 escolas estaduais de educação profissional de 2010, tem-se um total de 503 escolas que já contam com o Projeto Professor de Turma.
Ressalte-se que, para a implantação do projeto na rede estadual de ensino, tem sido de grande importância a colaboração da ANPAE-Seção Ceará e, através desta, da profª Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite, uma portuguesa com larga experiência e conhecimento do projeto.
Em 2011 o Projeto teve sua abrangência estendida para: _ escolas, _ Coordenadores Regionais, ___ Turmas, ___ Professores Diretores de Turmas e _ alunos.
E você, caro PDT, foi parte importantíssima neste processo.
Obrigada pelo trabalho e parabéns pelo êxito obtido. 
Objetivos: O Projeto tem como principais objetivos: Favorecer a articulação entre os professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho; Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.

Modo de execução: É um projeto de execução simples, em que um professor que ministre qualquer disciplina na turma, assume o compromisso de responsabilizar-se pelos alunos. Este professor é denominado Professor Diretor de Turma. A metodologia de execução do Projeto favorece ao Professor Diretor de Turma desenvolver uma articulação que permite-lhe chegar a um conhecimento pormenorizado de cada um dos alunos da turma, fornecendo os elementos de que precisa para melhor orientá-lo em suas necessidades específicas. Possibilita-lhe, também, atuar como mediador entre os alunos, os demais professores da turma, os pais ou responsáveis e o núcleo gestor da escola, no intuito de minimizar conflitos e imprevistos comuns à dinâmica escolar.

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